A FELICIDADE DE AMAR É CONTEMPLAR A NATUREZA E SENTIR AS VIBRAÇÕES DA FORÇA CRIADORA QUE SE ESPALHA PELO UNIVERSO INFINITO, QUE EM UNIÃO COM A MATÉRIA CÓSMICA POSSIBILITA QUE A EVOLUÇÃO SEJA O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO UNIVERSO.

- COMPARTILHE A FELICIDADE -

Como livrar a mente dos pensamentos negativos - Por Stephanie Gomes


Antes de aprender a evitar os pensamentos negativos e substituí-los por positivos, é importante compreender por quê é tão importante tomar esta atitude. Entenda: a negatividade da mente trava sua vida e impede que você atraia para si as coisas boas que deseja. Enquanto os seus pensamentos vibrarem negativamente, situações positivas não conseguirão ocorrer. A partir do momento em que você liberar sua mente dos pensamentos negativos, abrirá espaço para os positivos entrarem e o mesmo acontecerá com aquilo que atrai. Além de colocar a lei da atração a seu favor, pensar positivamente fará você se sentir melhor com você mesmo, porque o pensamento negativo não só atrai coisas e situações ruins, como também te deixa tenso, neurótico e acaba com a sua qualidade de vida.

Existem alguns meios simples para mudar a direção do pensamento, mas antes de começar a usá-los, é importante que você reconheça que está tendo pensamentos negativos, observe-se para detectar quais são (e quais deles são mais frequentes), entenda por que é importante fazer essa mudança e esteja disposto a lidar com você mesmo com paciência, porque nem sempre é fácil livrar-se do pensamento negativo quando ele surge com intensidade. Seja determinado e ao mesmo tempo compreensivo com você mesmo. Sua forma de pensar aos poucos mudará. E a sua vida também.

O primeiro conselho que geralmente se dá a quem procura uma forma de livrar-se dos pensamentos negativos é: troque-o por um pensamento positivo, qualquer um. Você já tentou fazer isso? Se usou essa tática para um pensamento pouco intenso, pode ser que tenha funcionado. Mas quando a sua mente é tomada por pensamentos fortes e que fogem ao controle, é muito difícil que este método faça algum efeito. Quando você está infeliz por um problema no trabalho, é improvável que consiga mudar subitamente para pensar no quanto é feliz no seu relacionamento e esquecer o primeiro assunto. O ideal é que você mude a sua visão sobre a situação ou pessoa que está te incomodando sem travar uma batalha contra sua mente.

Ao invés de trocar o pensamento para outro que não tenha relação com o que você está pensando (e que, obviamente, você não vai dar a menor atenção, porque ele não é o que importa naquele momento), encontre uma forma de pensar em algo positivo sobre o mesmo assunto. Se brigou com alguém e não consegue parar de pensar na pessoa e no que aconteceu, sentindo raiva e vontade de se vingar, pode tentar alimentar sua mente com boas memórias que vocês tiveram ou lembrar-se de suas qualidades e das coisas que ela já te fez de bom. Se estiver irritado com você mesmo porque seus planos não estão avançando como gostaria, procure pensar no quanto já conquistou até aqui (algum reconhecimento, aprendizado, bons momentos que viveu nessa busca), visualize-se realizando seu sonho e, se quiser, peça para que as coisas comecem a fluir e tudo dê certo. A probabilidade de conseguir neutralizar o pensamento com calma e sem tentar fugir dele é muito maior.

Outra ótima tática para transformar o pensamento negativo em positivo – que eu uso toda vez que estou sendo pessimista e sempre dá certo – é: pergunte-se “se isso é o que não quero, então o que eu quero?”. Responder a essa pergunta vai fazer você se lembrar de que, para conseguir o que quer, é preciso que seus pensamentos estejam alinhados, e ainda te fará imaginar aquilo que você deseja, atraindo-o para você através da imaginação (a ferramenta mais poderosa da lei da atração).

O livro O Poder do Agora, que fala sobre a importância de estar no momento presente, explica que o melhor a fazer quando os pensamentos estiverem te causando sofrimento e você não conseguir mudá-los é parar de lutar contra si mesmo e concentrar-se no que está sentindo. Sinta a raiva, o medo, o descontentamento, a fraqueza. Reconheça que eles estão ali e são uma forma de sofrimento. Aceite que estejam ali. Não ofereça resistência. Entregue-se. Desta forma, por incrível que pareça, você tira o foco do que te causou o sofrimento e se coloca no presente. Quando não houver nada que te faça sentir bem, apenas aceite o que está sentindo. Em certo momento, você perceberá a aceitação fazer seu trabalho e o sofrimento ser coberto pela sua presença. Ele não é permanente, portanto não se preocupe em combatê-lo desesperadamente. Quando se sentir melhor, pergunte-se: existe algo que eu possa fazer para mudar esta situação? Se houver, você então estará se sentindo apto a fazer.

Se os pensamentos negativos já se tornaram uma mania sua e surgem a qualquer momento, até mesmo quando tudo está bem ou você não está fazendo nada, talvez o que você precise é de algo para ocupar a mente, pois quando ela está vazia, por força do hábito, você volta seus pensamentos ao pessimismo e à negatividade. Que tal se dispor a aprender algo que você tenha interesse? Pode ser estudar um novo idioma, pesquisar sobre um assunto que você não domina mas acha interessante, conhecer outras culturas, estudar uma religião ou o que quer que seja interessante para você. Assim, sempre que houver uma brecha e você puder escolher entre deixar a mente vagar por aí ou focá-la em algo, já terá o material e estará pronto para optar pela segunda op

ção. Além de evitar e esquecer o pensamento negativo, você cresce.
Evite pensar em frases com a palavra “não”, como: “eu não quero isso”, “isso não vai dar certo”, “eu não consigo” etc. Comece a usar mais afirmativas. O “sim” abre caminho para a positividade e dá espaço às possibilidades. Desacostume-se a negar e habitue-se a usar afirmações positivas.

Para não criar mais conflito interno e piorar a produção de seus pensamentos, pare um pouco de buscar desesperadamente a calma e apenas perdoe a si mesmo por não estar em paz. Relaxe e deixe os pensamentos soltos. Você pode tentar repetir para si mesmo: “eu me perdoo por não estar em paz”, mas se isso exigir muito esforço, pare. A intenção não é criar mais forças internas, e sim neutralizar as que estão agindo. Quando finalmente conseguir aceitar a sua intranquilidade ela se transformará em paz. Sabe quando você tem um ataque de choro por algum motivo, e depois que ele cessa tem a sensação de que a dor se foi? Isso acontece porque você, depois de muito sofrer, finalmente a aceitou.

Não são só as situações que fazem com que você tenha pensamentos negativos. Você mesmo pode estar estimulando-os em sua mente sem ter consciência (ou tendo, mas ignorando isso). Quando fala mal sobre a vida de outras pessoas, reclama e conversa sobre problemas, está criando pensamentos negativos dentro de si. Faça um favor a si mesmo: pare de insistir em conversas deste tipo. Quando alguém vier falar com você puxando um assunto sobre algo ruim, faça um comentário positivo e mude o caminho da conversa. Diga que tal pessoa tem uma ótima qualidade, mostre o lado bom das situações, fale sobre boas ideias e momentos. Tudo aquilo que se diz exerce muito poder e energia sobre a mente, e é certo que a vida de qualquer pessoa melhora quando ela se acostuma a emitir coisas boas através das palavras.

Por último, uma dica importante e essencial para tornar a negatividade cada vez menos presente em sua mente: pare de alimentar os pequenos pensamentos negativos. Quando eles surgem de uma situação incontrolável, de um grande problema ou algo que vem se arrastando há tempos e te fazendo mal, é mesmo difícil controlá-los, mas há vezes em que pensamos negativo apenas por costume. Pensamos bobagens desnecessárias que, apesar de bobas, nos fazem mal e criam abertura para o hábito de criar mais negatividade pelo pensamento. Quando surgirem em sua mente, deixe passar, não se apegue a estes pensamentos. Eles sairão com facilidade, portanto faça isso. Não deixe que se estendam, não deixe que a negatividade se torne parte de você.

 
Por Stphanie Gomes